FAED/UFMS prestigia a 3ª Mostra Literária – Setembro Azul 2025

Postado por: Guilherme Souza Castro

O evento “Setembro Azul 2025: 3ª Mostra Literária dos Estudantes da REE/MS” marcou a abertura do mês de setembro da comunidade surda sul-mato-grossense, período de grande significado para toda a Comunidade Surda brasileira, especialmente pelo Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, e voltado à valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e ao fortalecimento da identidade surda.

A abertura contou com a presença da professora Daniela Silva da Costa, gerente pedagógica do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS/MS). A Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAED/UFMS) foi representada pela Profa. Dra. Shirley Vilhalva, que participou em nome da diretora da unidade, Profa. Dra. Milene Bartolomei Silva, durante a solenidade de abertura. Na programação, a professora Shirley Vilhalva apresentou a poesia em Libras “Faxina com Dostoievski em Travessia Surda” (de Shirley Vilhalva, Kuñã Rory, em travessia IAdizada), realizada no Auditório da OAB/MS.

O evento reuniu autoridades como a primeira-dama do Estado, Mônica Morais Dias Riedel, o secretário de Educação de Mato Grosso do Sul, Hélio Daher, o secretário-adjunto de Educação de Mato Grosso do Sul, Sérgio Luiz Gonçalves, a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Adriana Buytendorp, a coordenadora de Educação Especial, Janaina de Jesus Fernandes Belato, além de gestores de centros de atendimento especializados: Bruno Ribeiro da Cruz (Ceada), Ângela Maria Dias da Silva (CEESPI), Eric Douglas Costa Montenegro (CAP-DV) e Eliane de Fátima Alves de Morais Fraulob (CEAM/AHS). Também prestigiaram a Mostra representantes da comunidade surda sul-mato-grossense, escolas polos, diretores, coordenadores pedagógicos, educadores, tradutores-intérpretes, familiares e amigos, em uma celebração conjunta da Literatura e da cultura surda.

A programação foi marcada por apresentações culturais de grande destaque. O professor e técnico surdo do CAS, Welliton Santana de Arruda, atuou como mestre de cerimônia, conduzindo o evento com sensibilidade e carisma. O professor e técnico surdo do CAS, Ramon Peres Miguel, trouxe uma reflexão sobre a Literatura Surda e suas interações ao longo da vida, enquanto a professora e técnica surda do CAS, Clara Pedrosa, apresentou a narrativa “A Capivara Surda”. Os estudantes surdos Wallyson Pereira Nascimento, de Campo Grande, e João Paulo Ribeiro Gonçalves, de Ribas do Rio Pardo, emocionaram o público com a sinalização do poema “As pipas”, da autora Irá Rodrigues. Em seguida, a professora surda Vanessa de Oliveira Bento apresentou a performance de Slam “Brasileiras Vitoriosas”. O encerramento coube novamente à professora Clara Pedrosa, que apresentou a poesia “História Viva da Comunidade Surda”, reforçando a relevância da arte em Libras como expressão da identidade e da resistência da Comunidade Surda.

O evento reafirmou a importância da Literatura Surda e em Libras e como expressão cultural e artística, fortalecendo a identidade surda e promovendo a inclusão em Mato Grosso do Sul.