Impróprias e Sesc Cultura MS abrem série de encontros com debates públicos sobre temas contemporâneos

Postado por: Guilherme Souza Castro

Encontros semanais reúnem público e pesquisadores para discutir cultura digital, gênero, diversidade nas plataformas online.

A partir da próxima quarta-feira, 12 de novembro de 2025, o grupo de pesquisa Impróprias – Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq), em parceria com o SESC Cultura MS – Teatro Prosa, inicia um ciclo de cinco encontros voltados à leitura e discussão de textos acadêmicos sobre o tema “Mídias Digitais e Diferenças”.

Esta é a terceira edição do projeto, que integra uma ação de extensão universitária aprovada pela Faculdade de Educação (FAED) e conta com certificação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo é promover a divulgação científica e aproximar o público das discussões contemporâneas no campo das Ciências Humanas.

Inscrições gratuitas. Com carga horária total de 15 horas, o ciclo é gratuito e aberto à comunidade. As inscrições serão feitas no local, pouco antes de cada encontro. Para participar, é necessário realizar a leitura prévia dos textos que serão debatidos de forma dialogada entre o público e os membros do grupo Impróprias.

Os encontros acontecem sempre às 19h, no foyer do Teatro SESC Horto, localizado na Rua Anhanduí, 200 – Centro de Campo Grande (próximo ao Horto Florestal).

O texto base do primeiro encontro é o artigo de Fernando de Figueiredo Balieiro: “Cancelamentos e gramática midiática: afinidades eletivas?” Publicado na Revista Contemporânea da UFSCar.
Disponível em: https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/1391/639

 

Mais informações:
improprias.ufms@gmail.com
https://improprias.ufms.br/

 


Programação completa

12/11/2025 – Identidade e cancelamento
19/11/2025 – Criança e algoritmo
26/11/2025 – Fronteira e sexualidade na internet
03/12/2025 – Masculinidades, consumo e internet
10/12/2025 – Feminismo e redes sociais