“O que te move?”: Estudantes da Faed apresentam espetáculo no Teatro Sesc Prosa
Na próxima terça-feira, 25, estudantes do curso de Educação Física da Faculdade de Educação (Faed) apresentam o espetáculo O que te move?, a partir das 19h, no Teatro Sesc Prosa. Produzido a partir das respostas dos estudantes para a pergunta título, a apresentação retrata a família, religiosidade, amizades, música, afetos, entre outros temas. A direção é da estudante Matheus Assis, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais do Câmpus da UFMS de Aquidauana, com a supervisão do professor da disciplina Metodologias de Ensino das Danças, Marcelo Rosa. Os ingressos são gratuitos, abertos ao público, com classificação livre e podem ser retirados pela plataforma Sympla.
A diretora da Faed, Milene Bartolomei, destaca a potência formativa. “Esse espetáculo é uma expressão concreta da potência formativa do curso de Educação Física. Quando as produções artísticas nascem do cotidiano de estudos, da reflexão crítica e das vivências dos estudantes, elas ampliam a compreensão de si e do outro, permitindo que a formação vá além dos conteúdos técnicos. Trabalhar com a dança, especialmente quando articulada às emoções e motivações dos alunos, oferece um espaço de criação, sensibilidade e autonomia, que são pilares fundamentais para a formação de educadores comprometidos com uma prática humanizada e reflexiva”, ressalta.
“Ações como essa permitem que os conteúdos discutidos em sala sejam vivenciados de maneira integral. No caso do curso de Educação Física, por exemplo, a dança possibilita experimentar conceitos ligados ao movimento, à corporeidade, à pedagogia e à estética, colocando em ação o que se aprende nos componentes curriculares. Ao transformar teoria em experiência sensível, os estudantes compreendem de forma mais profunda o sentido educativo da prática e desenvolvem competências que dificilmente seriam alcançadas apenas por meio de aulas expositivas”, complementa a diretora.
“A disciplina Metodologias de Ensino das Danças busca desenvolver competências pedagógicas, expressivas e críticas que fazem parte do perfil do profissional de Educação Física. Assim, ao participar do processo de criação e apresentação das coreografias, os estudantes experimentam metodologias ativas, exploram diferentes concepções de dança e vivenciam a organização de um produto artístico-pedagógico. Isso reforça princípios da formação que envolvem planejamento, mediação de experiências de movimento, sensibilidade estética, criatividade e compreensão da corporeidade como elemento central da educação”, acrescenta a coordenadora do curso de Educação Física da Faed, Mariana Biagi.
Mariana ressalta ainda que iniciativas dessa natureza reforçam o sentimento de pertencimento ao curso e à Universidade, pois oferecem visibilidade à produção artística e pedagógica dos estudantes. “Eles desenvolvem criação artística, expressividade, cooperação e gestão de grupos. A atividade amplia a autonomia, fortalece a comunicação pelo movimento e estimula competências essenciais para a atuação profissional, como trabalho coletivo, liderança e organização. Atividades como o espetáculo fortalecem o protagonismo estudantil ao colocarem as pessoas acadêmicas como autoras de todo o processo: elas escolhem o tema, constroem as coreografias, definem estratégias e dão vida ao espetáculo. Isso cria um espaço de autonomia, expressão criativa e tomada de decisões”, pontua.
Para o professor da Faed e supervisor do espetáculo, o maior desafio apresentado pela turma foi vencer a inibição e abrir mão dos preconceitos relativos ao mundo da dança para experimentar essa forma de se mover no mundo. “São 35 pessoas em cena, entre estudantes do curso e integrantes do projeto Dança de Salão da UFMS. Esse trabalho tem sido bastante desafiador, mas ao mesmo tempo muito construtivo. Temos mediado os processos criativos de cada grupo e trabalhado com os temas da dança na Educação Física, alinhando com o caráter cênico. O resultado é esse espetáculo que questiona e tensiona o pensar em dança. A pergunta O que te move? serviu como ignição para as criações. Então, jogamos para o público a mesma indagação”, explica.
Rosa enfatiza ainda que a direção do espetáculo foi perspicaz ao relacionar os temas do cotidiano de cada participante para aproximar as vivências com a cena. “É bastante importante que as pessoas experienciem diferentes manifestações da dança. Durante as aulas, trabalhamos com os formatos sociais. Ao experimentarem o espetáculo, acabam por vivenciar um formato cênico do fazer artístico. Dessa forma, ampliam suas percepções sobre as áreas de atuação da dança trabalhando desde a saúde até a expressividade, o palco e a arte”, avalia Matheus.
“Assim como lutas, esporte, jogos e a ginástica, a dança é um componente importantíssimo da cultura do movimento, a qual a Educação Física se baseia como área de atuação. Na maioria das vezes, a dança acaba sendo negligenciada nos currículos de formação e, principalmente, nas atuações dos profissionais por ser uma forma de se movimentar muito vinculada aos aspectos culturais e sociais da vida humana. Esses temas acabam sendo evitados, ora por preconceitos, ora por falta de domínio. Dessa forma ofertar essa disciplina na formação auxilia para que algumas pessoas consigam vislumbrar tais temas e práticas corporais em suas condutas profissionais”, finaliza Matheus.
O Teatro Sesc Prosa está localizado na Rua Anhanduí, 200 – Centro, em Campo Grande.
Texto: Vanessa Amin
Fonte: https://www.ufms.br/estudantes-da-faculdade-de-educacao-apresentam-espetaculo-o-que-te-move/
