Currículo, identidade e ensino aprendizagem de conteúdos: práticas de escrita no contexto das disciplinas escolares

Postado por: NATHALIA

Coordenadora: Maria Aparecida Lima dos Santos

Equipe:
• Diretores e coordenação pedagógica das escolas parceiras
• Professores das escolas parcerias
• Graduandos (PIBIC, PIVICs, orientandas de TCC)
• Pós-graduandos
Atividades desenvolvidas e/ou um pequeno resumo:
• Planejamento das ações em parceria com as equipes das escolas parceiras
• Planejamento e execução das ações em parceria com a Coordenadoria de Políticas
Especiais para a Educação (COPEED/SED/MS).
• Acompanhamos das ações nas escolas com a professora coordenadora
• Atividades de coleta de dados nas escolas parcerias
• Produção de relatórios reflexivos (sistematização e análise de dados coletados)
• Apresentação dos resultados das ações em eventos das reflexões tecidas em forma
de comunicação oral
• Organização dos eventos

Data e duração: Fevereiro a dezembro de 2019

Subprojeto 1: Escrita e ensino de História como eixos de formação continuada

• Ação: consultoria e acompanhamento na implantação de Marcos de Série do G4 ao 9o ano – EMEF Vanderlei Rosa
• Associado ao projeto de pesquisa 1: Práticas de escrita escolar e estado da arte das pesquisas em ensino de História

Subprojeto 2: identidade, ensino de História e educação étnico-racial:

• Ação 1: reformulação do currículo da escola estadual Zumbi dos Palmares, adequando-o às Diretrizes Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e legislação que trata das questões étnico-raciais.
• Ação 2: análise e estruturação de propostas de ensino para o enfrentamento dos problemas de aprendizagem de crianças e jovens indígenas que frequentam a escola estadual José Ferreira Barbosa.

o Associado ao projeto de pesquisa 1: Práticas de escrita escolar e estado da arte das pesquisas em ensino de História

• Ação 3: consultoria à equipe da escola estadual Luiza Vidal no desenvolvimento de projetos didáticos que consideram a educação étnico- racial como elemento estruturador.

o Associado ao projeto de pesquisa 1: Práticas de escrita escolar e estado da arte das pesquisas em ensino de História.

Subprojeto 3: Formação de professores e produção de material didático

• Ação: Currículo e formação de professores: interdisciplinaridade e educação
de jovens e adultos à distância

Formação de professores para escrever material didático para o EJA

EAD voltado ao sistema prisional federal.

Subprojeto 4: Eventos

• Ação 1: Seminários de Pesquisa e Extensão do GEPEH/UFMS (I Seminário: 08 de junho; II Seminário: dias 18 e 19 de novembro)

o Associado a todos os projetos de pesquisa (1 a 3)

• Ação 2: Seminários sobre a BNCC (III Seminário – dias 16 a 18 de outubro)

Associado ao projeto de pesquisa 2: Currículo e ensino de História: sentidos e significados de tempo passado raça, etnia e diversidade em propostas curriculares

Associado ao projeto de pesquisa 3: A reforma do Ensino Médio com a Lei 13.415/2017: percursos da implementação nas redes estadual e federal de Ensino Médio do Mato Grosso do Sul (Projeto interinstitucional nacional e em rede)