EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MATO GROSSO DO SUL: ESCOLAS EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO CONSTRUINDO IDENTIDADES

Postado por: NATHALIA

Estudos e pesquisas sobre as escolas localizadas no campo têm sido realizadas em âmbito nacional, na busca de evidenciar diferentes temáticas que apontam questões importantes e necessárias para pesquisadores da área de Educação, interessados em conhecer e reconhecer as escolas do campo e suas necessidades para um funcionamento vinculado ao campo e suas especificidades. São estudos que evidenciam o que é a educação do/no campo, as políticas públicas, a formação docente, a gestão democrática, o direito à educação específica para quem vive e trabalha no campo, o constante fechamento das escolas e tantas outras temáticas que, somadas, revelam o campo e sua população em relação às escolas e à educação do campo. Nessa perspectiva, o projeto visa identificar a concepção pedagógica e administrativa das escolas do campo, na perspectiva de reconhecer a identidade dessas escolas e suas relações com as especificidades do campo. Para tanto, será realizado em três etapas. Primeira fase: período em que será feito o levantamento do estado da arte para conhecer o que já foi produzido sobre o tema. Segunda fase: período em que será feita a busca das fontes documentais nas escolas selecionadas e na Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS. E a terceira fase: período em que se fará um material de apoio pedagógico referente à educação do campo, seu histórico e suas possibilidades de firmar a identidade nas escolas do campo, e uma proposta para futura formação continuada dos professores e gestores que atuam nas escolas selecionadas. Espera-se, com esse material produzido, compilado e analisado, contribuir para que outros pesquisadores tenham possibilidade de realizar estudos que possam evidenciar as escolas municipais do campo em Mato Grosso do Sul e criar novas propostas de estudos que ampliem as pesquisas na área.

Docente Responsável: Celia Beatriz Piatti