A prevenção ao suicídio é tema de destaque nacional este mês e a Eu Respeito contribui com o Setembro Amarelo com atividades de conscientização

Postado por: NATHALIA

Neste mês, a UFMS retorna com a campanha institucional Eu Respeito, que estimula e dissemina valores importantes nas unidades da Universidade por meio de atividades e ações, com o objetivo de aprimorar o dia a dia da comunidade acadêmica.

A prevenção ao suicídio é tema de destaque nacional este mês e a Eu Respeito contribui com o Setembro Amarelo com atividades de conscientização. O monumento símbolo da UFMS está iluminado na cor amarela.

O setor de psicologia da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas tem promovido a ação on-line Um olhar da Psicologia, nos dias 9, 16, 23 e 30 de setembro. As rodas de conversa focam na saúde mental e o público-alvo são os técnico-administrativos, professores e colaboradores terceirizados.

O dia 17 de setembro é considerado o Dia Mundial da Segurança do Paciente e o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) participa do Simpósio Ebserh de Segurança do Paciente, realizado on-line nos dias 16 e 17. A programação terá palestras ministradas por profissionais capacitados na área de gestão da qualidade, apresentações das experiências de equipes dos hospitais universitários federais em sessões temáticas e um espaço para a divulgação da produção intelectual de servidores. As inscrições podem ser feitas até terça-feira, 15, acessando aqui.

Nos dias 25 e 26, será realizada a Jornada de Prevenção ao Suicídio da UFMS. Serão dois dias de palestras e oficinas que debatem recortes específicos sobre o suicídio, como direitos humanos, violência contra as mulheres e questões étnico-raciais. A mesa de abertura “Eu respeito a vida: diálogos sobre a prevenção ao suicídio na atualidade” será com psicólogos e professores da UFMS, uma professora da Universidade de São Paulo (USP) e uma representante do Conselho Regional de Psicologia do estado. Clique aqui para conferir a programação completa e se inscrever.

Apoio remoto

A saúde mental dos servidores e estudantes é muito importante e plantões psicológicos para atendimento remoto estão sendo realizados desde o início do ano, para auxiliar a comunidade acadêmica durante o isolamento social.

Caso precise de ajuda, não hesite em procurar a Divisão de Saúde ou demais canais, como o Centro de Valorização da Vida (CVV) e unidades especializadas do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

 

 

 

Monumento símbolo da Universidade está iluminado com a cor amarela, em alusão à valorização da vida e prevenção ao suicídio

Texto: Leticia Bueno/ Foto: Mauri Brito