Audiência Pública discute carência de vagas na Educação Infantil em Campo Grande

Postado por: Guilherme Souza Castro

No dia 1º de setembro, a Câmara Municipal de Campo Grande sediou audiência pública para discutir a carência de vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

A Profª Drª Milene Bartolomei Silva, diretora da Faculdade de Educação da UFMS, compôs a mesa de discussão, enfatizando que a educação infantil é etapa essencial para o desenvolvimento integral da criança. Destacou ainda que o desafio vai além da ampliação de vagas, lembrando que cerca de 6 mil crianças ainda estão fora da educação infantil no município, e reforçou a necessidade de que os gestores públicos atuem para assegurar os direitos da primeira infância.

 

Representando o Ministério da Educação, a coordenadora geral de Educação Infantil, Rita Coelho, ressaltou a importância do engajamento do poder legislativo municipal e das demais instituições na pauta. Segundo ela, “a educação infantil é um direito da criança e da família, e um dever do Estado. Essa articulação política e institucional é fundamental para consolidar esse direito. Vejo aqui um movimento sólido em defesa da primeira infância, construído de forma coletiva e comprometida”.