Brincar de Fazer Cinema com Crianças

Trata-se de projeto de extensão que visa a produção filme de animação com crianças, estudantes de escola pública municipal de Campo Grande/MS. As ações do projeto integram-se a um projeto de pesquisa intitulado ‘Produção de filme de animação com crianças: modos de subjetivação, ética e estética da existência em cena’.

No projeto serão realizadas oficinas pedagógicas e lúdicas com o grupo todo de crianças da sala do 5º ano do Ensino Fundamental visando a construção coletiva de argumentos para a elaboração do roteiro do filme. As crianças construirão o roteiro, o storyboard, os diálogos, as personagens, os cenários, participarão das filmagens e do planejamento da edição final do filme, ou seja, todos os processos de pré-produção e produção do filme que será exibido na culminância do projeto, em um seminário final, na escola e na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

O projeto visa à construção coletiva de audiovisual junto às crianças. Por este motivo, trata-se de ação que merece destaque pela autenticidade, criatividade e inovação visto que se pretende realizar ações que promovam o diálogo e construção de conhecimentos entre crianças e adultos. O produto final do projeto visa a socializar informações e promover a reflexão e o diálogo sobre questões que envolvem o cotidiano de muitas crianças com temas como: violências contra as crianças; questões de gênero; sexualidade; diversidades/diferenças e direitos humanos de crianças.

Os projetos de extensão e de pesquisa têm uma história que teve início no ano de 2010, quando foi produzido o filme Jéssica e Júnior no mundo das cores, seguido por A Princesa Pantaneira e Ser criança em Campo Grande: um documentário animado, em 2011; Queityléia em perigos reais, em 2012 e, em 2013, Direitos das crianças: uma aventura intergaláctica e João e Maria: dos contos à realidade.

Para mais informações acesse: http://brincardefazercinema.wixsite.com/brincardefazercinema

ou envie um e-mail: tinaxav@gmail.com