Brinquedoteca Aberta

A Brinquedoteca é um espaço que visa estimular o desenvolvimento psicológico, físico e social de crianças e jovens através do brincar. As atividades nela desenvolvidas possibilitam valorização da criatividade, a fantasia e a socialização, ferramentas de melhoria da convivência e da qualidade de vida.

Neste sentido o Projeto Brinquedoteca Aberta vem proporcionar um espaço para o jogo e a brincadeira serem tratados como atividades voluntárias, livres, onde a criança representa seus desejos, sua realidade através do faz-de-conta, mostra o jogo como uma ação que se processa e existe no interior de um campo e tempo previamente delimitado e determinado, e o brincar como coisa séria e que deve ser tratado com responsabilidade, possibilitando a criança usar sua criatividade para elaborar suas próprias ações, e regras de convivências, pois desperta a criatividade, o raciocínio, o significado de ganhar e perder e o convívio com outras crianças no mesmo grupo.

Assim, a Faed da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio de sua brinquedoteca, pensou em criar um espaço adequado às crianças que apresentam dificuldades no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, utilizando uma atividade naturalmente infantil, o “brincar”, ampliando a possibilidade de concretização das intenções educativas, uma vez que possibilita oportunidades de desenvolvimento biopsicossocial através de brincadeiras livres e orientadas, para “ser” e “estar” com outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

O projeto Brinquedoteca Aberta partiu da constatação de um número significativo de alunos (as) do curso de pedagogia que ao fazerem seus estágios, observaram que muitas crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem não tinham a oportunidade de aprender brincando.

O brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento intelectual, afetivo, social e físico, pois, através das atividades lúdicas, a criança relaciona ideias, estabelece relações lógicas, forma conceitos, reforça as habilidades sociais, desenvolve a expressão oral e corporal, reduz a agressividade, constrói o seu próprio conhecimento e integra-se na sociedade.

Diante desses fatos, conclui-se que, uma medida urgente faz-se necessária, para apoiar os professores da rede municipal, favorecendo formação continuada de modo a contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem dos mesmos e oferecendo às crianças um espaço no campus da UFMS com brinquedos para auxiliar no seu desenvolvimento, pois as brincadeiras são essenciais neste aspecto, o que afirmamos nas seguintes palavras, “é importante a criança brincar, pois ela irá se desenvolver permeada por relações cotidianas, e assim vai construindo sua identidade, a imagem de si e do mundo que a cerca” (MALUF, 2003).

METODOLOGIA E AVALIAÇÃO 

O presente projeto será realizado durante o ano de 2019 na UFMS. As atividades previstas para a realização desta proposta são de caráter dialógico. O desenvolvimento se fará da seguinte forma: duas vezes por semana

Horário: 13h às 16h30min

Local: UFMS

  1. a) formação continuada de professores: oferecimento de curso de 40h para professores da Rede e acadêmicos da Faed.
  2. B) Revisar a literatura específica sobre o tema “Brinquedoteca” no qual será realizado nos três primeiros meses do projeto, com o objetivo de proporcionar a interação entre professores, alunos do ensino fundamental e acadêmicos de pedagogia e comunidade externa
  3. C) Levantamento de dados: faremos o levantamento dos dados sobre as crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas públicas da cidade de Campo Grande que possam participar de atividades lúdico-recreativas em horário de contra turno ou em horário ocioso, representando a realidade obtida por gráficos e tabelas.
  4. D) Grupos de trabalho: serão elaborados planejamento das atividades lúdicos-pedagógicas a serem desenvolvidas conciliando teoria e prática.
  5. E) Execução dos planejamentos das atividades pedagógicas e lúdicas para crianças previamente selecionadas dos anos iniciais do Ensino Fundamental
  6. F) Atendimento as crianças selecionadas por meio de edital da FAED

Para mais informações: milenebatsilva@gmail.com