Formação presencial de professores da educação infantil, 11 a 13 de setembro/2024

Postado por: Guilherme Souza Castro

Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil da Região Centro-Oeste

O Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil da Região Centro-Oeste realizou a quinta formação presencial de 2024, em Campo Grande, entre os dias 11 e 13 de setembro. O evento teve a participação de mais de 200 formadores da educação infantil de 79 municípios do Estado.

O Programa foi criado em julho de 2023 pelo Ministério da Educação como ação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca garantir o direito à alfabetização das crianças e a formação de equipes educacionais em uma parceria com as universidades federais de cada região do País. A UFMS é a instituição responsável pela coordenação na região Centro-Oeste.

De acordo com a coordenadora-geral do Programa e professora do Curso de Pedagogia do Câmpus de Três Lagoas, Regina Aparecida Marques de Souza, o papel do evento é formar e auxiliar o profissional, possibilitando que ele obtenha novos conhecimentos teóricos, coloque em prática o que foi aprendido e desenvolva uma reflexão. “Esse movimento faz com que os professores venham para a Capital, façam a formação com a Universidade e retornem já organizados com as suas agendas para realizar a formação nos seus municípios com os professores cursistas da educação infantil, que é o nosso foco, para chegar no nosso principal protagonistas que são as crianças”.

A coordenadora-adjunta do Programa e diretora da Faculdade de Educação, Milene Bartolomei Silva, aponta que durante os três dias do evento os formadores puderam participar de palestras que são realizadas pelos coordenadores dos estados e do Distrito Federal. “Esse evento é extremamente relevante para a formação do professor que trabalha com crianças de quatro e cinco anos da educação infantil e ele é em rede, você vai formar os educadores municipais que vão até os seus municípios fazer a formação para os professores que estão nas salas de aula, e é extremamente importante como formação continuada a esses professores”.

A formação foi realizada de maneira híbrida, com atividades no formato on-line e presencial. Durante a abertura do evento, a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora das atividades no Rio de Janeiro, Patrícia Corsino, ministrou uma palestra sobre a sua experiência no Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil. Cada formador participante repassa os conhecimentos aprendidos para grupos de 30 a 35 professores em seus respectivos municípios, variando de acordo com a quantidade de professores atuantes na educação infantil de cada município.

As formações são realizadas de acordo com as necessidades de cada estado e município. “ Nós tivemos mudanças significativas nessa formação e os próprios professores formadores municipais relataram isso pra gente. Eles disseram o quanto a formação vai dando forma e vai se adequando a realidade de cada município, com o diálogo com as formadoras. Esse movimento, junto com as palestras, foi muito importante para o momento de formação deles”, explica a coordenadora-geral do Programa.

 

Texto: Rebeca Ferro, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica
Fotos: Arquivo do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil da Região Centro-Oeste

FONTE: https://www.ufms.br/universidade-coordena-formacao-presencial-de-professores-da-educacao-infantil/