Secretaria Acadêmica

Equipe

Secretária Acadêmica:  Simone de França Gregório

Assistente em Administração: Handerson Alvarez

Telefone: (67) 3345-7574 (possui WhatsApp)

E-mail: seeac.faed@ufms.br

Competências

A secretaria acadêmica é responsável por acompanhar os processos acadêmicos dos estudantes, de seu ingresso à formatura. Além disso, realiza a colação de grau, expede declarações de matrícula, de vínculo e de conclusão de curso, processa a conclusão de curso ;

Controlar e cumprir os prazos fixados no calendário escolar;

Executar os procedimentos afetos à matrícula de alunos;

Orientar, controlar e conferir a matrícula dos alunos, em função dos relatórios de convocação e número de vagas;

Viabilizar a liberação das disciplinas no sistema acadêmico;

Divulgar, através de publicação, as listagens de alunos cujas matrículas tenham sido recusadas;

Orientar, assessorar e acompanhar os discentes nos pedidos de transferências, trancamentos de matrículas e solicitações de aproveitamento de estudos e outros;

Colaborar com os Coordenadores de Cursos e Coordenadores de Gestão Acadêmica nas solicitações de aproveitamento de disciplinas e outros;

Proceder o recebimento e encaminhar aos Coordenadores de Cursos, os processos de candidatos à vaga, para análise de currículo;

Orientar e controlar o recebimento dos requerimentos de dispensa de disciplinas, observando os prazos fixados;

Encaminhar aos Coordenadores de Cursos, processos de alunos transferidos e outros, para providências quanto à análise de currículo e produção de Resoluções;

Executar o lançamento no histórico escolar das resoluções referentes à dispensa de disciplinas, emitidas pelo Conselho competente;
Executar os lançamentos e atualizações dos históricos escolares;

Orientar e informar os discentes sobre seu movimento curricular;

Acompanhar a atualização dos programas e/ou ementas das disciplinas ministradas na Unidade;

Preparar a documentação para cerimônia de colação de grau;

Instruir os processos de registro de diplomas e encaminhá-los à Coordenadoria de Administração Acadêmica;

Encaminhar aos Coordenadores de Curso os processos de aproveitamento de estudos que ingressarem na Unidade Setorial;

Emitir atestados, declarações, certificados e histórico solicitados pelos discentes.

Horário de atendimento.

Os servidores da secretaria acadêmica atendem no seguinte horário:

segunda a sexta: das 7h às 11h  e de 13h às 17h.

Datas de Colação de Grau.

Datas pré-estabelecidas para colação de grau, conforme a Portaria (RTR) n°1259

Documentos para 2° via do diploma

Acessar o link Aluno Egresso e solicitar a opção segunda via de diploma;

Anexar ao Requerimento Acadêmico os seguintes documentos:

Caso 1 – Extravio do Diploma:
– BO (devidamente assinado)
– Guia de Recolhimento da União devidamente paga (valor R$ 130,00 – conforme resolução nº1/2018 do Conselho Diretor);
– Certidão de Nascimento/Casamento;
– RG.

Caso 2: Diploma Avariado:
– Anexar o Diploma Avariado;
– Guia de Recolhimento da União devidamente paga (valor R$ 130,00 – conforme resolução nº1/2018 do Conselho Diretor);
– Certidão de Nascimento/Casamento;
– RG.

Média de prazo de chegada da segunda via: 60 dias

Solicitação de Aproveitamento de Estudos

Acessar o Requerimento Acadêmico;

Anexar os documentos seguintes: I – Histórico Escolar da IES de origem com reconhecimento ou autorização do
curso pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente;  II – ementas/programas dos componentes curriculares que pretende aproveitar

O prazo para solicitar é dez dias corridos a partir do inicio do semestre.