Parceria entre Programa de Educação Tutorial em Educação Física e PIBIC resulta em publicações de artigos em periódicos

Postado por: Oseias Junior

O PET figura como programa federal que, criado em 1979, tem por finalidade o desenvolvimento de ações pautadas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Por sua vez, o PIBIC, criado em 1987, consiste em programa federal voltado a iniciação cientifica de alunos de graduação.
Em parceria inédita no curso de Educação Física/FAED, em 2022, sob orientação do professor Junior Vagner Pereira da Silva, foi desenvolvida a pesquisa documental sobre as políticas públicas voltadas a dupla carreira (acadêmico e esportiva) nas  69 universidades federais brasileiras.
As políticas voltadas à dupla carreira se encontram fundamentadas na criação de mecanismos normativos para promover melhores condições aos estudantes que são atletas, de modo a conciliaras atribuições de formação acadêmica com as esportivas.
Dentre os mecanismos possíveis de serem empreendidos constam aqueles relacionados a dimensão financeira (bolsas, financiamento de participação a eventos, doação de materiais esportivos) e acadêmicas (vestibular específico para atletas, disponibilização de tutor para acompanhamento da vida acadêmica, compensação de faltas em ocasiões de participações em competições, antecipação de trabalhos ou provas).
Além de investigar esses dispositivos, a pesquisa viabilizada pela parceria entre os programas, investigou o perfil exigido pelas universidades federais brasileiras e critérios de seleção, adotando como objeto de análise editais de concessão de bolsas e financiamento da participação à eventos esportivos no período de 2010/2022.
Nesta semana foi publicado o primeiro artigo (University sport and scholarship funding for student-athletes: possibilities and limitations to sports performance) pela Revista Brasileira de Ciências do Esporte que, além do tutor PET Educação Física, contou com a participação do petiano egresso Alex Caiçara Albuquerque e aluno de iniciação científica Emanuelle Vasconcelos.
Disponibilizado no modelo open access, o manuscrito pode se acessado pelo link https://doi.org/10.1590/rbce.45.e20230022