Curso de Pedagogia da Faed conquista nota máxima do MEC
O curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação (Faed), conquistou nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), feita no mês de março de 2025. O reconhecimento é um indicador da excelência do ensino ofertado e leva em consideração critérios como a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico-administrativo e a infraestrutura.
Segundo a diretora da Faed, Milene Bartolomei, o reconhecimento fortalece a credibilidade e a atratividade do curso. “Essa nota máxima não é apenas um número, mas o resultado de um esforço contínuo para garantir uma formação pedagógica sólida, atualizada e comprometida com as demandas da educação contemporânea”, pontua.
O curso de Pedagogia da Faed completou 44 anos em 2025, com 200 estudantes e 30 professores doutores. “Entre as principais realizações que contribuíram para essa excelência, destaco: a reformulação curricular, alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais e às novas demandas da educação; a qualificação do corpo docente, formado por professores altamente capacitados e comprometidos com a formação dos estudantes; a forte articulação entre ensino, pesquisa e extensão, possibilitando experiências enriquecedoras para os alunos dentro e fora da sala de aula; as parcerias com redes municipais e estaduais de ensino, que ampliam as oportunidades de estágio e inserção profissional dos nossos estudantes; e o investimento em infraestrutura e tecnologia educacional, proporcionando um ambiente de aprendizagem moderno e adequado às necessidades da formação docente”, elenca a diretora.
“Foi uma alegria e sentimento de ‘missão cumprida’. A nota máxima, considerando os critérios tão exigentes do instrumento avaliativo, evidencia a qualidade do curso e o compromisso do coletivo da Faed (direção, coordenação, docentes, técnicos e discentes) com a formação de professores. Realizamos muitas ações de ensino, pesquisa e extensão importantes e essa nota ressoa como a valorização do nosso trabalho e dedicação”, celebra a coordenadora do curso de Pedagogia, Raquel Quiles.
A diretora de Avaliação Institucional, Heloísa da Costa, destaca que o resultado é fruto da formação técnica e cidadã oferecida aos estudantes da Universidade e relembra que outros cinco cursos de licenciatura receberam o conceito máximo do MEC nas últimas semanas. “Vários dos nossos cursos de licenciatura estão passando por processo avaliativo externo e têm sido avaliados com conceito máximo, o que traduz a preocupação da UFMS na qualidade da formação de professores para atuarem na Educação Básica”, enfatiza.
—
Adaptado do Texto de: Thalia Zortéa
Fonte: https://www.ufms.br/cursos-da-cidade-universitaria-e-dos-campus-da-ufms-de-coxim-e-tres-lagoas-recebem-nota-maxima/