Práticas de escrita escolar e estado da arte das pesquisas em ensino de História

Coordenadora: Maria Aparecida Lima dos Santos

Equipe: Sara Siqueira da Silva; Danielle dos Santos Barreto; Everlin Tavares Vianna; Acauã Adolfo Bonazzi.

Subprojeto 1:
• Parceria com quatro escolas públicas (três estaduais e uma municipal);
• Análise das produções escritas das crianças, investigando as especificidades do desenvolvimento do pensamento histórico na relação com o desenvolvimento dos saberes sobre a escrita;
• Análise de aspectos relacionados à aprendizagem dos conteúdos, à alfabetização e as relações com a constituição de identidades em perspectiva intercultural;
• Sentidos de ser negro que os professores mobilizam para pensar suas práticas na escola;
• Reformulação do Projeto Político Pedagógico em função das DCNs e documentos correlatos relativos às questões étnico-raciais (Parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFMS)).
Subprojeto 2:
• Parceria com a Universidade Nacional de La Plata (UNLP/Argentina)
• Realização de levantamentos bibliográficos que permitam constituir um estado da arte das pesquisas que, no campo do ensino de História, no Brasil e no exterior, elegeram a língua escrita como objeto de análise.

O que já foi realizado: levantamento em revistas nacionais e argentinas
Em andamento: levantamento em banco de teses e dissertações da CAPES; levantamento em anais de eventos sobre ensino de História

Data e duração:
05/02/2017 a 30/07/2020