RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO SETORIAL 2018
Este relatório apresenta uma análise da situação atual da FAED e de seus respectivos cursos: Pedagogia, presencial e a distância, Educação Física, presencial e a distância, Educação do Campo e do Programa de Pós – Graduação – Mestrado e Doutorado. Sua leitura é essencial para a comunidade acadêmica e, em especial, aos membros dessa comunidade que atuam na gestão das unidades e cursos, por permitir um processo reflexivo que deverá voltar-se à melhoria da qualidade do planejamento, acompanhamento e avaliação das ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão nas unidades – força motriz para o desenvolvimento da UFMS.
Por fim, o objetivo, é entregar ao conjunto da FAED um material educativo/avaliativo que possibilite conhecer a educação e seus sujeitos. O que pensam, e avaliam. O que sugerem tem como intencionalidade última constituir-se assim em apoio ao trabalho dos professores e gestores (coordenadores e direção). Pretende-se por fim ser um material a ser discutido e apresentado ao conjunto da Faculdade e contribuir assim para a reflexões e subsídios para construção de ações de melhorias no desenvolvimento da formação realizada na FAED.
Não é interesse criar um manual de apoio ou “receita de bolo” para os professores,
estudantes e gestores, mas um material que aponte reflexões importantes para quem atua na
formação de professores e professoras reforçando o compromisso social, político e acadêmico
dos cursos da FAED, bem como para sua melhoria, seja dos espaços físicos, seja das ações de
formação humana. Formação essa pautada na ética e na construção de uma sociedade mais
justa e fraterna.
A FAED possui cursos e situações específicas. A Faculdade abriga cursos que vai da formação para as séries iniciais (Pedagogia) até o Doutorado. Forma em educação física e educação do campo, dois cursos que apresentam especificidades seja pelos equipamentos necessários (Educação Física), seja pelas necessidades de alojamentos e outros espaços de convivência para os acadêmicos da Educação do Campo. Diante do cenário acima faz-se necessária a inserção dessas realidades junto aos instrumentos avaliativos do SIAI.