Será realizado nesta sexta-feira (24) o evento alusivo ao Dia Nacional dos Surdos

Postado por: NATHALIA

Será realizado nesta sexta-feira (24), a partir das 19h, pelo Google Meet, o evento alusivo ao Dia Nacional dos Surdos, comemorado, tradicionalmente, no dia 26 de setembro. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade acadêmica.

O idealizador e mediador do evento, professor Adriano Gianotto, lembra que, embora a comunidade surda já tenha conquistado o reconhecimento de sua língua natural, em 2002, e garantido muitos direitos linguísticos por meio de leis e decretos, diariamente as pessoas surdas veem parte desses direitos sendo negligenciados. “Segundo dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5,1% da população do Brasil apresentam alguma perda auditiva, ou seja, 9,7 milhões de brasileiros fazem parte desse grupo de pessoas surdas usuárias de Libras. Por isso, se torna urgente a visibilidade desse povo e a disseminação de informações sobre Libras e a sua cultura, dentro e fora da academia”, afirma.

A data – O dia 26 de setembro foi escolhido para representar a luta da comunidade surda brasileira por ser a data da criação da primeira escola de surdos no Brasil. Em 26 de setembro de 1857 foi fundado no Rio de Janeiro pelo Imperador Dom Pedro II o Instituto Imperial de Surdos-Mudos.

Informações do evento

Data: 24/09/2021

Inscrições: Gratuitas

Plataforma: Google Meet (meet.google.com/fbi-epmr-rvs)