FAED realiza ciclo de palestras pela conscientização pela inclusão social da pessoa com deficiência

Postado por: Mario Marcio da Rocha Cabreira

Do site de notícias da UFMS (6 horas atrás – 18/09/2017  Notícias)

A Faculdade de Educação (FAED/UFMS) realiza, nos dias 19 e 20 de setembro, um ciclo de palestras e uma exposição em comemoração ao mês nacional da conscientização pela inclusão social da pessoa com deficiência, dia Nacional do Surdo e o Dia Mundial das Línguas de Sinais. Essa data marca a luta histórica das pessoas com surdez por melhores condições de exercer seus direitos e deveres como cidadãos.

Os/as Professores da disciplina “Estudo de Libras” em parceria com os professores da disciplina “Educação Especial”, da FAED realizam, como parte das atividades do Setembro Azul, a Mesa redonda “A visibilidade do surdo na sociedade”  e  uma mobilização no corredor central da UFMS com as instituições e comunidade surda, a fim de dar visibilidade ao surdo no ensino superior, bem como promover a inclusão do surdo na sociedade.

O Dia do surdo Comemorado Nacionalmente no dia 26 de setembro, em alusão a fundação da primeira escola de surdos no Brasil, hoje Instituto Nacional de Educação dos surdos (INES), é o marco da luta incessante dos surdos por uma inclusão social efetiva. É nesta data que todas as lideranças surdas e comunidade surda Brasileira não só militam por seus direitos, como também volta os olhos ao passado para lembrar-se de todas as conquistas já alcançadas. Entre essas conquistas estão à lei federal que Instituiu o dia do surdo e a lei Federal que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como língua da comunidade surda brasileira.

Considerando a relevância da data, seu significado e a crescente inclusão das pessoas com surdez em nossa comunidade acadêmica, bem como as famílias, amigos e profissionais da área foi idealizado esse movimento que busca informar, esclarecer, debater, mostrar, defender, protestar e lutar pro essa população silenciosa que emerge socialmente procurando estabelecer-se sem ter que abdicar do direito de ser Surdo.

Dia 19/09/2017

LOCAL: Corredor Central da UFMS – próximo a Pós-graduação em Educação

HORÁRIO: 14h às 17h

Convidados: CAS/SED, SEMED, DIAAF, IFMS, Ministério do Silêncio, Ministério Mãos Fiéis, Libera Limes, FAMAS, Pantanal dos Surdos, APILMS, Assembleia Legislativa, FUNSAT.

LOCAL: Auditório 2 do Complexo Multiuso da UFMS – próximo ao Teatro Glauce Rocha

Horário: 19hs às 22h

Convidados/as: