GEPEH/UFMS – GRUPO DE PESQUISAS CURRÍCULO, CULTURA E HISTÓRIA

LINHAS DE PESQUISA GEPEH/UFMS

Lista com ementa

[Atualizado 05.10.2022]

Conheça o GEPEH no Diretório de Grupos do CNPq. Acesse AQUI.

 

Linha 1 – Conhecimento escolar, disciplinas escolares e práticas de linguagem

Abordar fundamentos do ensino das Ciências Sociais considerando a epistemologia do conhecimento escolar e as características desenvolvimento do pensamento (histórico, geográfico, sociológico, filosófico) em perspectiva sócio-histórico-cultural. Acolhe pesquisas sobre práticas escolares de ensino e aprendizagem do conhecimento em sua interrelação práticas de linguagem no contexto das disciplinas escolares, quando significadas na forma discursiva por meio de seus suportes materiais e simbólicos.

 

Linha 2: História e cultura da leitura e da escrita

Acolhe estudos e pesquisas sobre a história da leitura e do livro. Aceita também estudos que tomem o livro didático como objeto cultural inserido em sociedade de cultura escrita.

Linha 3: Ensino de História e cultura, direitos humanos e reeducação das relações étnico-raciais

Desenvolver estudos sobre ensino de História em sua relação com a escrita escolar, seja nos conteúdos e reflexões sobre a cultura afro-brasileiras e africanas, seja indígena; Promover a aproximação dos referenciais teórico-metodológicos do ensino de História (escolar/não escolar) àqueles da (re)educação para as relações étnico-raciais, tecendo, a partir das discussões do campo do Currículo, reflexões em torno dos processos de identificação hegemonizados em propostas e práticas curriculares.

Linha 4: Políticas educacionais, currículo e ensino

Abrigar pesquisas que investiguem o currículo compreendido como um sistema de significações dentro do qual os sentidos são produzidos pelos sujeitos, configurando-se, dessa forma, como espaço de poder. Nessa via, o objetivo será dar visibilidade ao poder de significar, criar sentidos e hegemonizar concepções e práticas de currículo a partir de estudos de documentos e práticas situados tanto na esfera da formulação das políticas educacionais, quanto no espaço na escola.